Portefólio da Biblioteca Escolar

Neste diário das actividades desenvolvidas pela biblioteca podes ver algumas das coisas que fazemos.

Oficina "Monte de Colagens"

No dia 24 de Outubro os alunos da turma do 1.º ano, da professora Cristina Campos, da EB1/JI n.º 3 de Almada, participaram na oficina promovida pela Biblioteca Municipal -Fórum Romeu Correia.
A partir de uma "Caixa Mágica" onde havia muitos locais, pessoas e animais (recortes de revistas) que cada aluno ia retirando construiu-se, colectivamente, uma história que ia sendo colada sobre papel de cenário, contada oralmente pelos alunos e simultaneamente escrita pela professora.

1.º Cena
Era uma vez uma igreja onde vivia uma linda princesa que tinha um amigo dragão. Esse dragão que chamava-se Luz e era muito simpático.
Um dia apareceu um índio que queria matar o dragão. A princesa Irina resolveu rezar e fazer um pedido para salvarem o dragão.
Mas a princesa já tinha um computador, então pensou que também podia chamar um amigo pelo seu e-mail, para a ajudar a salvar o dragão. Então veio o gladiador do dragão, o senhor Luz, para o proteger.

2.ª Cena
A princesa Irina com a ajuda do senhor Luz conseguiu fugir com o seu amigo dragão para a praia da Costa da Caparica. Na praia eles encontraram um cavalo-marinho e deram um grande mergulho. De repente apareceu um turista, a senhora Susana, que tinha um gato como animal de estimação. O gato chamava-se Cartolas e era mansinho como o dragão Luz. A senhora Susana acabou as suas férias e resolveu convidar os seus novos amigos a passarem uns dias na sua casa na floresta.

3.º Cena
Então fizeram uma longa viagem da praia para a floresta e quando chegaram já era Outono.
Na floresta encontraram um cão e como a princesa era muito amiga dos animais, adoptou-o. Mas afinal descobriu que era uma cadela e chamou-lhe Lili.

Entretanto, apareceu o senhor barqueiro que veio para salvar a princesa e o dragão no seu veleiro, levando-os de volta à igreja.
No veleiro iam o barqueiro, a princesa, o dragão, o senhor Luz, a senhora Susana, a cadela Lili e o gato Cartolas.


4.º Cena
O índio foi sempre em perseguição dos nossos amigos, mas como o veleiro era mágico ficou invisível e o índio não conseguiu vê-lo.
A nossa princesa gostava muito do dragão porque ele era luminoso e resolveu regressar à igreja que ficava nas
montanhas, numa fazenda.
Na fazenda estavam o rei e a rainha, os pais da princesa, que a esperavam cheios de saudade.
O pai da princesa era médico e a princesa conheceu o príncipe à saída de uma consulta e apaixonou-se.
O príncipe e a princesa casaram-se e viveram felizes para sempre.

Sem comentários: